Seja um seguidor(a)

sexta-feira, 23 de março de 2012

Curiosidades Sobre A Páscoa

A palavra Páscoa vem do hebraico “Pessach”, que significa “passagem”. Para os judeus, a Páscoa é a comemoração da libertação de seu povo da escravidão do Egito. Já para os cristãos, a data simboliza a ressurreição de Jesus Cristo, três dias após a sua morte (Sexta-feira Santa). 

Para certos especialistas, alguns elementos da Páscoa, como os ovos de chocolate e o coelho, são vestígios culturais da festividade de primavera em honra a deuses pagãos que foram adaptados pela Igreja Católica após a cristianização dos germânicos.

A Páscoa é uma data móvel, ou seja, cada ano ocorre em um dia. Em 325, foi fixada no primeiro Concílio de Nicéia, que a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo após a primeira Lua cheia da Primavera (outono no hemisfério Sul), ocorrendo entre os dias 22 de Março e 25 de Abril.

O principal hábito realizado nessa data comemorativa é o de trocar ovos de chocolate com parentes, amigos, etc. Sabe-se que esse costume é de origem pagã. No início, os ovos eram de galinha, mas foram substituídos pelos ovos de chocolate pelos franceses no século XVIII. 


Data Da Páscoa
Essa festividade é comemorada uma vez por ano numa data calculada a partir de uma fórmula estabelecida pela Igreja Católica. Ao contrário do que se pensa a data da páscoa não é determinada pelo movimento do satélite da Terra. No Concílio Geral de Nicéia, em 325 d.C., foi determinado que tal festividade seria realizada no primeiro domingo depois da primeira lua cheia, apresentada após o equinócio da primavera do Hemisfério Norte, que ocorre no dia 21 de março ou depois dessa data. A data da páscoa pode ser diferente em determinadas regiões, pois alguns locais utilizam o calendário Juliano, instituído em 46 a.C. por Júlio César, e em outros locais utilizam o calendário gregoriano, estabelecido em 1582, reconhecido na maior parte do mundo em substituição ao calendário Juliano. Tais calendários se diferem pelo fato do gregoriano omitir dez dias e corrigir a medição do ano solar. 


Coelho Da Páscoa 
É um personagem mítico infantil associado à Páscoa. Segundo a lenda infantil, é o coelho que coloca os ovos de chocolate para as crianças. Sabe-se que a figura do coelho da páscoa é de origem alemã, foi trazida para o Brasil pelos imigrantes no fim do século XVII e início do XVIII. A hipótese mais provável que explica o porquê do uso da imagem do coelho é o fato do animal ser bastante fértil. Na Antiguidade, a fertilidade era vista como sinônimo de preservação da espécie, uma vez que as condições de vida eram muito ruins, assim, o coelho passou a simbolizar o nascimento de uma nova vida. Outra versão da história diz que na Antiguidade, o coelho simbolizava a Lua, e por esse motivo, passou a ser associado à Páscoa, visto que a data comemorativa é determinada pelo satélite natural da Terra.

Ovo De Páscoa
Um dos maiores símbolos da Páscoa atualmente são os populares ovos de páscoa. Nessa data, as pessoas possuem a tradição de presentear os amigos, familiares, e principalmente as crianças, com ovos de chocolate. No entanto, embora a Páscoa simbolize a ressurreição de Jesus, o ovo de Páscoa não tem nada a ver com isso, uma vez que surgiu na Antiguidade, bem antes de Cristo. Os egípcios e os persas já davam ovos coloridos com as cores da primavera para seus amigos. A prática de associar o ovo com a Páscoa se iniciou através dos cristãos primitivos da Mesopotâmia. Na Grã-Bretanha, as pessoas escreviam mensagens destinadas aos seus amigos nos ovos. Na Alemanha, além dos ovos, eram dados outros presentes. Na Armênia, eram desenhados retratos de Cristo e outras imagens religiosas nos ovos. A adoção dos ovos como símbolo da Páscoa está ligada ao fato de que o ovo simboliza o nascimento, a vida que retorna. Contudo, os ovos não eram comestíveis, muito menos de chocolate, como conhecemos hoje em dia. O chocolate surgiu entre os Maias e os Astecas, onde era usado como moeda. Chegando à Europa no século XVI, ganhou grande aceitação e tornou-se rapidamente popular. Foram os franceses que decidiram substituir os ovos naturais e pintados por ovos feitos de chocolate. No século XVIII, confeiteiros tiveram a idéia de fazer os ovos com a iguaria, descobrindo um modo atraente de apresentar o chocolate. 

Colomba Pascal
A colomba pascal é um alimento muito presente na Páscoa. Conta a lenda que o rei Lombardo Alboino raivoso com os problemas da guerra, se acalmou e desistiu de sua vingança após ter ganhado de um padeiro de Pavia um doce em formato de pomba, apregoando a paz. O pão doce é compartilhado no café da manhã de Páscoa em alguns países europeus, um costume comum na Itália. A colomba pascal conquistou o gosto dos brasileiros, é o tradicional doce que encerra a refeição de páscoa. De sabor suave e preparo delicado, a colomba diferencia-se do Panetone por conter mais manteiga e ovos e pelo uso mais acentuado de cascas de laranja cristalizadas, que substituem as uvas passas do pão natalino. Pode receber cobertura de glacê, amêndoas, chocolate. A colomba é apresentada em diferentes tipos de embalagens e diversas opções de sabores, com frutas cristalizadas ou chocolate.

Fonte: Mundo Educação

Nenhum comentário:

Veja também:

POSTAGENS RECENTES