Seja um seguidor(a)

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Tecnologia Ressuscita Rapper Tupac Shakur Que Morreu Baleado Em 1996

As cerca de 100 mil pessoas que compareceram a um dos shows do famoso festival Coachella, nos Estados Unidos, presenciaram um fato impressionante: a participação do rapper Tupac Shakur, morto em 1996. As informações são do correspondente da Band em Nova York, Luiz Megale.

O rapper surgiu em uma imagem holográfica, desenvolvida com uma nova tecnologia que permite maior realismo e foi utilizada em filmes como “Tron – O legado” e “O Curioso Caso de Benjamin Button”. Durante o show de Snoopy Doggy Dog, Tupac Shakur apareceu para cantar três músicas e inclusive interagir com o público.

Os responsáveis pela “ressurreição” elaboraram as imagens de Tupac em estúdio, não utilizando gravações antigas. E as falas também podem ter sido produzidas. Em um momento do show, o rapper cita o nome do festival, cuja primeira edição foi realizada alguns anos após sua morte.

A tecnologia empregada no Coachella é descrita, pelos organizadores do festival e pelo fabricante do equipamento, como sendo uma “holografia em 3D”. Mas ela não tem relação com as imagens estereoscópicas dos filmes em 3D exibidos no cinema e na TV. No palco do Coachella, a sensação de tridimensionalidade foi produzida pela combinação de objetos reais com uma imagem virtual em duas dimensões.

A técnica é uma variação da que é conhecida como fantasma de Pepper. Ela foi demonstrada pela primeira vez há 150 anos pelo inglês John Henry Pepper. Para criar um fantasma de Pepper, é preciso refletir uma imagem luminosa numa superfície semitransparente posicionada a 45 graus em relação ao ângulo de visão do usuário.

O fundo atrás dessa tela é mantido escuro, de modo que a os observadores vejam a figura projetada em destaque. Alternando a iluminação entre o fundo e a figura, cria-se a ilusão de que o fantasma aparece ou desaparece magicamente. 

Fonte: Band/Exame

Nenhum comentário:

Veja também:

POSTAGENS RECENTES