Seja um seguidor(a)

quarta-feira, 18 de julho de 2012

A Palavra De Deus Alcançará Mais Uma Tribo, Ciganos Brasileiros Poderão Ler a Bíblia Em Sua Própria Língua

A Bíblia alcançará mais uma tribo. Pela primeira vez, os ciganos brasileiros poderão ler a Bíblia em sua própria língua. Segundo informações da Ultimato, este projeto inédito é uma parceria entre os ministérios, Missão Amigos dos Ciganos, Missão Além e ministérios de tradução que possibilitará alcançar a leitura da Bíblia, já que alguns ciganos proíbem o ensino da língua portuguesa.

“Traduzir a Bíblia para essa população representa transformação de valores e realidades: da exclusão para a inclusão social, do analfabetismo para a alfabetização, dos aros de violência para a paz, da divisão dos grupos para a união em torno do Deus Criador, das diversas divindades para o conhecimento do único Deus, Jesus Cristo”, diz o pastor Igor Shimura, da Missão Amigos dos Ciganos, segundo a mesma publicação.

Apesar de não existir dados estatísticos concretos, estima-se que em nosso país a população de ciganos esteja entre 600 mil e 1 milhão, informa a Missão Além.

Para alcançar estes quase 1 milhão de pessoas, a Bíblia será traduzida para os três grupos de ciganos encontrados no Brasil, que são os Sinti, Rom e Calon. O primeiro grupo a ser contemplado com a tradução do Novo Testamento será a do grupo calon que possui o dialeto "chibi".

O único material conhecido e publicado na língua do grupo calon é “El Evangelio de San Lucas en Caló”, realização do missionário George Borrow em 1836. Esse material foi feito no dialeto calon da Espanha, bastante diferente do calon brasileiro e agora defasado.

A tradução do Evangelho de Lucas já está em andamento e deve ser concluída em dois anos. O projeto também quer desenvolver materiais de oralidade para os ciganos que não sabem ler: CDs, DVDs e gravações da tradução.

Até dezembro de 2011, o Relatório Mundial de Tradução de Escrituras revelou que a Bíblia foi traduzida para 2.539 línguas diferentes, alçando milhares de pessoas com a Palavra de Deus.
Nos últimos dois anos 30 edições inéditas foram lançadas, entre elas sete edições do Novo Testamento e dez da Bíblia completa. No total geral foram 1.241 Novos Testamentos, 823 porções bíblicas e 478 Bíblias completas.

O continente africano lidera o número de traduções tendo 743 línguas locais que já contam com exemplares da Bíblia. Em seguida vem o continente asiático com 618 idiomas. Nas Américas já foram feitas 515 traduções para diversas línguas e dialetos. Em quarto lugar está a Oceania, com 449 traduções e a Europa vem em seguida com 210. Esse documento foi elaborado pelas Sociedades Bíblicas Unidas (SBU) a partir de informações dadas pelo Museu da Bíblia da Sociedade Bíblica do Brasil.

Fonte: The Christian Post

Nenhum comentário:

Veja também:

POSTAGENS RECENTES