Seja um seguidor(a)

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Estudos Bíblicos - Sem Mim Nada Podeis Fazer

"EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem." (João 15:1-6)

Este estudo fala sobre a vara que está dando fruto e a que não está, e a necessidade de manter a vara limpa, para que ela dê mais fruto. Conhecemos a conseqüência da vara que não está frutificando. Ela serve somente para ser lançada no fogo e queimada. E, se estamos dando fruto, Jesus fez um alerta em: "Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto." (João 15:2)

O segredo para que a vara continue frutificando, é mantê-la limpa, adubada e podada.Para que isto aconteça, ela necessita de um excelente lavrador. "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador." (João 15:1)

Deixe o Lavrador trabalhar com liberdade em sua vinha, para que você continue frutificando.
Sem Jesus nada poderemos fazer, e mais, nos tornaremos galhos secos e sem vida, que servirão somente para serem lançados no fogo. "Naquele dia haverá uma vinha de vinho tinto; cantai-lhe. Eu, o SENHOR, a guardo, e cada momento a regarei; para que ninguém lhe faça dano, de noite e de dia a guardarei." (Isaías 27:2-3) Israel é comparado a uma vinha, Deus é o lavrador da sua vinha.


Lavrador  - Pessoa que trabalha na lavoura, preparando a terra e plantando.
Agricultor - Portanto, a vinha que Deus o Lavrador guarda e rega a cada momento,não pode ser uma vinha infrutífera. Nós somos a vinha peculiar do SENHOR.

Deus está cuidando de você, de seus filhos, do seu marido, da sua esposa, da sua parentela, com mão forte e poderosa, de dia e de noite. Tome posse desta palavra. A videira no antigo testamento, simboliza Israel, no Novo Testamento, Jesus Cristo.

Salmo 80.8 -Trouxeste uma vinha (terreno onde se cultiva videiras) do Egito; lançaste fora as nações e a plantaste. O salmista estava se referindo a nação de Israel que Deus tirou do Egito com mão forte e levou para Canaã a terra prometida e lançou fora os povos daquela terra.

Deus está dizendo: por amor a você, Ele lança fora seus inimigos e faz algo novo, planta uma nova esperança no seu coração. Esta terra seca, este deserto pelo qual você está passando, hoje será regado com o orvalho do céu, e pela fé você pode dizer: a minha vinha já floresceu.
"Quando o SENHOR, teu Deus, te tiver introduzido na terra, a qual passais a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os ferezeus , e os heveus, e os jebuseus , sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu. E o SENHOR, teu Deus, as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas concerto, nem terás piedade delas." (Deuteronômio 7:1-2)

Se a vara não estiver ligada, à videira verdadeira, nenhum valor ela terá, tornar-se-á um galho seco e sem vida. "E também, agora, está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo." (Mateus 3:10)

Deus quer falar com você, através desta palavra, algo grande, maravilhoso e tremendo. Você não acessou este blog por acaso. Saiba que Deus lhe escolheu como vara frutífera, porque você é especial para Ele.Você não está só. Jesus está ao seu lado.

"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." (1 Coríntios 15:58) 

Quem está ocupado com a obra do Senhor, não tem tempo para se envolver ou dar ouvidos a com coisas mesquinhas. Ex. mexerico, fofoca, inveja, competição, etc. Portanto não desista por causa das ameaças, mas responda como Neemias ao ser ameaçado por Sambalate e Tobias:"Sucedeu mais que, ouvindo Sambalate, Tobias, Gesém, o arábio, e o resto dos nossos inimigos que eu tinha edificado o muro e que nele já não havia brecha alguma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais, Sambalate e Gesém enviaram a dizer: Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal. E enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco? E da mesma maneira enviaram a mim quatro vezes; e da mesma maneira lhes respondi." (Neemias 6:1-4)

A vinha do Senhor, que somos nós, não pode compartilhar com mistura. Deus não quer a sua vinha contaminada com a semente do maligno. E se não vigiarmos, vem o inimigo e semeia o joio, durante o sono."Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou o joio no meio do trigo, e retirou-se." (Mateus 13:25)

Precisamos estar vigilantes, para que o inimigo não tenha acesso à nossa vinha. Esta vinha pode ser: o ministério que Deus a nós confiou, a família, a vida espiritual, o casamento, os filhos, o trabalho, nossa responsabilidade com a obra do Senhor, tudo que é precioso para nós, isto é a nossa vinha. Sabemos que o inimigo tem tentado de todas as maneiras, semear em nosso meio , o joio, para contaminar o trigo. 

Deus está procurando homens e mulheres corajosos, destemidos, mulheres como Ester, que venceu com jejum e oração. Ester 4:15-17.Débora, que diante do inimigo, não temeu, mas enfrentou a guerra, vencendo a batalha. Jz.4 . Abigail, I Sm.25.18-43, que diante das ameaças do rei Davi, ela não se intimidou, mas tomou as devidas providências. A primeira foi humilhar-se diante do rei. Deus está procurando homens como Abraão, José, Davi, Neemias, Isaías, Jeremias Daniel , e tantos outros.

Saiba que você está plantado ( a) na Casa do Senhor. Por amor a você, Ele derrota os seus acusadores, os seus perseguidores, e lhe exalta, levando você a uma terra que mana leite e mel. Esta foi à promessa que Deus fez a Moisés.

Êx.3:8 "Portanto, desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do ferezeu, e do heveu, e do jebuseu."

Lv.-20:24 "E a vós vos tenho dito: Em herança possuireis a sua terra, e eu a darei a vós para possuí-la em herança, terra que mana leite e mel. Eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos separei dos povos."

Querido(a) irmão (a), Deus vai lhe renovar, erguer, restaurar, vai lhe colocar de pé, vai lhe transformar num galho verde, que começa hoje a florescer , e o fruto já está brotando. Tome posse desta gloriosa promessa de Deus. A mesma que Ele fez a Moisés, está fazendo hoje a você. Não olhe para as circunstâncias, não olhe para as nuvens negras, não olhe para este grande vendaval que tem se levantado em sua vida, não olhe para as dificuldades, o gigante Golias já está derrotado , o mar vermelho já se abriu, da rocha já jorrou água, o maná está caindo do céu. Glorifique a Deus pela sua vitória. "Porque para Deus nada é impossível." (Lucas 1:37)

Continue plantado (a) na Vinha, onde Deus é o Lavrador, não afaste de sua vida a Palavra de Deus, leia a Bíblia todos os dias.

Não desista de sua luta, seja um crente de oração, como foi Ana (1Samuel 1:10-12).
Não deixe de ir ao templo, seja como Daniel que orava três vezes ao dia. "Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa (ora, havia no seu quarto janelas abertas da banda de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como também antes costumava fazer." (Daniel 6:10).

Deus já preparou a terra, está derramando do seu orvalho sobre você, sinta este refrigério que desce do céu sobre sua vida. a sequidão, já passou, este inverno já cessou. "Porque eis que passou o inverno: a chuva cessou e se foi. Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra. A figueira já deu os seus figuinhos, e as vides em flor exalam o seu aroma. Levanta-te, amiga minha, formosa minha e vem." (Cantares 2:11-13)

Deus está trabalhando em sua vida, Ele está preparando a terra para que ela frutifique.
Sendo Ele o excelente lavrador, escolheu você como vide peculiar dEle. Aleluia!!!

Fonte: Casa do Senhor

2 comentários:

Debyy disse...

amem eu creio e recebo em nome de jesus

Debyy disse...

gloria a DEUS eu recebo e creio em nome e jesus

Veja também:

POSTAGENS RECENTES