Seja um seguidor(a)

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Ilustrações - O Perdão

O pequeno Zezé entra em casa, após a aula, batendo forte com os pés no assoalho. Seu pai, que estava indo para o quintal fazer alguns serviços na horta, ao ver aquilo chama o meni­no para uma conversa. Zezé, de oito anos de idade, o acompanha desconfiado. Antes que seu pai dissesse alguma coisa, falou irritado:

— Pai, estou com muita raiva. O Fabinho não deveria ter feito aquilo comigo. Desejo-lhe tudo de ruim.


Seu pai, um homem simples mas cheio de sabedoria, escu­ta, calmamente, o filho que continua a reclamar:


— O Juca me humilhou na frente dos meus amigos. Não aceito. Gostaria que ele ficasse doente sem poder ir à escola.

O pai escuta tudo calado, e então caminha até um abrigo onde guardava uma vasilha cheia de argila. Levou a vasilha até o fundo do quintal, enquanto o menino o acompanhava, calado. Zezé vê o pai colocar a vasilha com o barro no chão e, antes mesmo que pudesse fazer uma pergunta, o pai lhe pro­põe algo:

— Filho, faz de conta que aquele lençol branco que está secando no varal é o seu amigo Fabinho, e cada pedaço de argila é uma reação de raiva em você, endereçado a ele. Quero que você jogue todo o barro possível no lençol até o último pedaço. Depois eu volto para ver como ficou.

O menino achou que seria uma brincadeira divertida e pôs mãos à obra. O varal com o lençol estava longe do menino, e poucos pedaços acertavam o alvo. Uma hora se passou, e Zezé terminou a tarefa. O pai, que espiava tudo de longe, aproxi­ma-se do menino e lhe pergunta:

Filho, como está se sentindo agora?

Estou cansado, mas alegre porque acertei muitos peda­ços de argila no lençol. O pai olha para o menino, que fica sem entender a razão daquela brincadeira, e carinhoso lhe fala:

Venha comigo até o meu quarto. Quero lhe mostrar uma coisa.

O filho acompanha o pai até o quarto e é colocado na fren­te de um grande espelho onde pode ver seu corpo todo. Que susto! Só se conseguia enxergar seus dentes e os olhos. O pai, então, lhe diz ternamente:

— Filho, você viu que o lençol quase não se sujou; mas olhe só para você. O mal que desejamos aos outros é como o que lhe aconteceu. Por mais que possamos atrapalhar a vida de alguém com nossos pensamentos, a sujeira, os resíduos, a fuligem ficam sempre em nós mesmos.

"Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado." (1 João 1.7).


"Mas aquele que aborrece a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos." (1 João 2.11).

Fonte: Portal Revelação

Nenhum comentário:

Veja também:

POSTAGENS RECENTES