Seja um seguidor(a)

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Cantora Gospel Que Começou Como Gari Canta No Programa "Encontro Com Fátima Bernardes" (Assista)

Clique aqui e assista a participação da cantora no programa "Encontro Com Fátima Bernardes"

Aos 40 anos, a gari Maria Josenilda começou a realizar um sonho: o de ser cantora gospel. Há oito anos ela percorre as ruas da região sudoeste de Goiânia com a equipe da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e, entre uma varrida e outra, aproveita para aprimorar seu canto. “O cabo da vassoura virou meu microfone e sigo por aí alegrando a vida de quem cruza o meu caminho”, afirmou em entrevista ao G1.

O desejo de gravar o próprio CD começou a ganhar forma quando, em setembro do ano passado, Maria Josenilda ligou para uma rádio gospel da capital e soltou a voz. “Muita gente ficou impressionada e disse que eu não podia ser gari. Fiquei até um pouco tímida, mas um belo dia criei coragem e resolvi aparecer lá pessoalmente, com o traje de trabalho, e aí eles acreditaram”, lembra.

Durante a visita, a gari cantou mais uma vez e acabou atraindo a atenção da também cantora gospel Renilda Maria. “Eu seguia para um show no Pará, quando ouvi a Maria Josenilda cantar. Fiquei muito emocionada, pois percebi que ali tinha um talento escondido. Me informei sobre ela e decidi que iria ajudá-la a lançar a carreira artística. E deu certo”, contou Renilda.

De lá para cá, Maria Josenilda passou, definitivamente, a se dividir entre a jornada diária como gari e os ensaios musicais. Ela entrou em estúdio e gravou um CD com oito músicas, com mais de mil cópias. O lançamento oficial foi no último dia 31 de janeiro. “Estou muito feliz, pois meu sonho está se realizando. Passei por maus bocados na minha vida, cheguei a pensar que não iria conseguir, mas Deus me iluminou e disse que essa era a minha hora”, afirma a gari.

Maria Josenilda ganha cerca de R$ 1 mil como gari. Ela trabalha de segunda a sábado e aproveita os domingos para cantar em shows e igrejas. “Por enquanto, estou conseguindo manter minhas duas carreiras, mas pretendo investir cada vez mais no meu canto. Essa é a realização pessoal que eu sempre quis. Nunca vou deixar de ser grata pela minha função de gari, pois foi ela que me ajudou a chegar até aqui. Enquanto eu puder, vou varrer e cantar”, ressaltou.

E os próximos passos para a carreira de Maria Josenilda estão a todo vapor. Também acompanhada pelo músico Joab Silva, marido de Renilda, ela deve gravar um clipe para a primeira faixa de trabalho, “Deu Tudo Certo”, e pretende fazer shows na cidade de Bezerros (PE), onde nasceu. “Saí de lá por baixo, desacreditada, e em Goiânia consegui reestruturar minha vida. Quero voltar e mostrar para as pessoas que os sonhos podem se tornar realidade. Basta você persistir e nunca desistir daquilo que realmente quer”, ressaltou a cantora gari, como ela se autointitula.

Maria Josenilda mudou-se para Goiânia há 11 anos, após se separar do primeiro marido. Ela tem uma filha, atualmente com 21 anos, e lembra que morava na casa de uma senhora, onde retribuía a estadia com trabalho.“Eu nasci em uma família pobre e cheguei até a passar fome. Após a separação, mudei em busca de um futuro melhor. Na casa em que fui acolhida, fazia de tudo, inclusive os serviços pesados, braçais. Mas a senhora [dona da casa] me ajudou muito, me incentivou a terminar o ensino médio e isso foi fundamental para minha vida”, conta.

Em meados de 2005, a Comurg lançou um concurso para gari e Maria Josenilda se interessou. “Muita gente me disse que esse serviço é discriminado, que ninguém dá valor, pisam sobre você. Mesmo assim, eu senti que era a minha chance de ter minha profissão e não liguei para as bobagens. Prestei, fui chamada na segunda etapa e estou lá até hoje, feliz com o que faço”.

A gari diz que a paixão pela música sempre foi presente na sua vida e a cantoria diária a ajuda no cumprimento das tarefas. “O calorão em Goiânia é muito forte e só com muita força de vontade conseguimos limpar rua a rua. Eu estou sempre alegre, canto bem alto e quem passa por mim percebe que eu me orgulho do faço. Meus colegas sempre me incentivaram e, por isso, tive coragem de correr atrás da minha felicidade, que é louvar a Deus por meio das minhas canções”, destacou.

O atual marido dela, o eletricista Siélio Lima da Costa, 41 anos, com quem está há cinco anos, diz que a gari é uma vencedora. “Ela já passou poucas e boas até chegar aqui. Por isso, eu a apoio em todos os sentidos e acredito no talento que ela tem. Minha vida mudou depois que passei a conviver com ela, abandonei vícios, e sei que a Josenilda tem muita influência nisso. Eu já sou fã dela antes mesmo do sucesso”, afirmou o marido.

Para os fãs, ela manda um recado: “Estou chegando minha gente. A cantora gari finalmente vai poder tocar o seu coração e mostrar que, independente do que você faz, pode ter sonhos realizados”, concluiu Maria Josenilda.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Veja também:

POSTAGENS RECENTES