Seja um seguidor(a)

quarta-feira, 8 de março de 2017

08 De Março Dia Das Mulheres - Elas Revolucionaram a Música Cristã No Brasil e Influenciaram Gerações

Cantada em verso e prosa na música popular, exaltada na bíblia seja pela virtuosidade ou até mesmo pela paixão que desperta como no livro de Cantares, a mulher marca presença desde o princípio dos tempos e hoje conquista cada vez mais o seu espaço e independência na sociedade.

No Mundo Gospel, ou na música cristã, não poderia ser diferente. De fato, durante a caminhada musical da Igreja nos últimos anos a mulher esteve presente, geralmente à frente, cantando, louvando ou a conduzir o público nos momentos de adoração.

Aline Barros. Certamente é o maior nome da música Gospel nacional, Aline começou a sua carreira no grupo de louvor da da Comunidade Evangélica da Vila da Penha (RJ), mas foi após participar do programa Xuxa Park, em 1994, que Aline despontou para o grande público brasileiro. Desde então foram participações em programas de TV e até canções fazendo parte de trilha sonora de novela. Aline é a artista cristã brasileira mais premiada no respeitado Grammy Latino, com 6 troféus além de já ter vendido mais de 10 milhões de cópias em seu Ministério. Aline foi pioneira também no cenário internacional chegando a gravar com os principais nomes da música Gospel como Ron Kenolly e Michael W Smith.

Não é possível falar de música Gospel atual sem lembrar o nome de Marina de Oliveira. Atualmente empresária e produtora da gravadora MK Music, Marina deu início a sua carreira de forma oficial ainda em 1986 com o LP "Imenso Amor". A influência de cantoras do gospel norte americano como Amy Grant e Sandy Patti foram marcantes na trajetória desta que introduziu o estilo Pop no meio evangélico seja por meio de clipes, uma novidade na época, seja pela produção dos shows. Marina de Oliveira abriu o caminho para todo o segmento Gospel que veio nas décadas seguintes e influenciou o trabalho de intérpretes como Fernanda Brum e Pamela.

No segmento pentecostal, Shirley Carvalhaes certamente abriu espaço para outros grandes nomes do estilo que dominam denominações como Assembleia de Deus e Quadrangular entre outras. Artistas como Mara Lima, Lauriete, Lea Mendonça, Flordelis, Vanilda Bordiere, Rose Nascimento, Damares e principalmente Cassiane seguiram a trilha aberta por Shirley que iniciou a sua carreira ainda em 1976 chegando a ser a a cantora que mais vendeu discos nos anos 80 e 90 no nicho religioso.

Cristina Mel é Destaque na música Gospel desdo o início dos anos 1990 quando lançou o álbum "Tá Decidido". Desde então a cantora já contabilizou mais de 20 lançamentos entres CD´s, DVD´s e projetos infantis como o clássico "Os Vegetais", versão em português de um grande sucesso da TV norte americana. Da época surgiram também artistas como Denise Cerqueira e Melissa que juntas com Cristina influenciaram milhares de cantoras que vieram nas gerações seguintes.

Já no estilo Congregacional, com as chamadas músicas feitas exclusivamente para os momentos de Louvor dentro das Igrejas, o nome de Alda Célia surge como pioneira nos anos 1980 e 1990 como líder de Louvor do lendário Ministério Koinonya da então Comunidade Cristã de Goiânia. Alda também é destaque como compositora tendo escrito algumas das músicas mais cantadas da Igreja evangélica brasileira. do exemplo de Alda Célia surgiram outras líderes como Ludmila Ferber e Nádia Santolli.

Sônia Hernandes, mas conhecida como Bispa Sônia, é líder do Grupo de Louvor de maior representatividade no Brasil no final dos anos de 1990, o Renascer Praise, braço musical da igreja Renascer em Cristo. Sônia mais ministra, ou conduz, do que propriamente canta. Mesmo assim, a maioria das letras do Renascer são de autoria dela. Ao lado do Marido Estevam Hernandes, a artista é responsável pela adoção do termo Gospel à música cristã no Brasil. Outro destaque é o estilo black music presente em muitas canções do grupo, algo que é muito comum no grupos de São Paulo e que é muito bem representado pelo Renascer Praise.

Ex-integrante do Renascer Praise, Soraya Moraes também foi destaque nos anos 1990 e 2000 após gravar uma versão em português do hit "When You Believe", faixa que integrou a trilha sonora do filme O Príncipe do Egito. A versão original, na voz de Mariah Carey ganhou o Oscar melhor canção na época em que foi lançada. Já a versão "Se tu quiseres crer" abriu muitas ortas para os artistas Gospel no Brasil e por isso integra a nossa lista.

A pastora Ana Paula Valadão surgiu no cenário Gospel nacional no início dos anos 2000 à frente do Ministério Diante do Trono seja cantando ou compondo algumas das músicas mais cantadas no país na última década. O grupo na época responsável pela adoração na Igreja Batista da Lagoinha ganhou o Brasil com seus mega shows para as gravações de seus álbuns. O Ministério marcou uma geração de adoradores e mudou a forma como o brasileira louva. O sucesso foi tão grande que, em uma das gravações de DVD, o grupo arrastou mais de 1 milhão de pessoas para a Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).

Você pode não conhecer atualmente, mas as cantoras Lucitânia Egg Verotti e Angela Camata fizeram parte da fase mais conhecida do grupo Vencedores por Cristo. Em uma época em que as Igrejas só cantavam músicas mais tradicionais, o VPC surgiu quebrando barreiras culturais já em 1969, quando o pastor e Missionário norte americano Jaime Kemp passou a formar anualmente um grupo de músicos e missionários que percorriam o território brasileiro evangelizando e treinando novos líderes em cada região brasileira. Nesse contexto, Lucitânia e Ângela fizeram parte do Grupo durante a fase mais produtiva do grupo entre os anos 1970 e 1980.

Cantora Nilma Soares, Vocalista do Grupo Logos, fez parte de um dos grupos que mais influenciaram a música cristã a partir dos anos 1980, o Grupo Logos. Ao lado do seu marido Paulo César, pastor e líder da banda, Nilma segue em atividade por todo o país, mas foi e é muito importante para todas as cantoras que surgiram depois.

Fonte:Sua Música

Nenhum comentário:

Veja também:

POSTAGENS RECENTES