Seja um seguidor(a)

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Estudos Bíblicos - Adão Sabia o Que Estava Fazendo, Não Foi Enganado Quando Pecou (1 Timóteo 2.14)

Simples, objetiva e sem sombras de variação, assim é a Palavra de Deus. As muitas vozes na terra trazem confusão ou sabe-se lá quantas interpretações possíveis. 

A Palavra não admite particular interpretação e, somente assim, o Caminho de Deus será Perfeito.

Desde a criação, da primeira letra escrita pelos homens inspirados por Deus, tudo tem seu propósito, Deus não é Deus que escreve por escrever, Deus não acha interessante e faz simplesmente constar. Não! Tudo o que está escrito tem propósito.

Não é certo usar as expressões: na minha opinião; eu acho; eu entendo; do meu ponto de vista; o meu ministério diz; a doutrina da minha igreja; eu defendo a doutrina tal e o outro a outra tal…enfim, ninguém é dono de uma verdade pessoal, porque a Palavra de Deus não permite "novos inspiradores", A Palavra já tem seu Mestre e Senhor.

Se nas coisas que estão em evidência há severas divergências contra a Palavra, que diremos então das que necessitam discernimento espiritual?

A Palavra, por si mesma, FALA. Quando uma chave abre novidades, muito do que já é sabido necessita ser reconsiderado.

O texto da Bíblia como base inicial está na primeira carta do Apóstolo Paulo para Timóteo, capítulo 2, versículos 11, 12, 13, 14 e 15 diz assim:

1 TIMÓTEO 2: 

11. A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.

12. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.

13. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.

14. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão."

A versão Revista e Atualizada da Bíblia diz que Adão não foi iludido.

Lembrando, tudo o que foi escrito tem propósito, tem sua interpretação e revelação.

Destaque 1:
Certa ocasião ouvi durante uma pregação de um líder evangélico(?) a seguinte frase e, ainda hoje, há partidários do mesmo entendimento, dizendo assim: "O Apóstolo Paulo, para os dias de hoje, estaria um pouco ultrapassado ou antiquado nos seus conceitos e coisas que ele ensinava ..."

Deus, aos poucos, vai se tornando fora de moda se não mudar...

Isso, diante da Palavra de Deus, é uma terrível espada maligna, pela falta de entendimento das coisas que se discernem espiritualmente.

Por isso, muitas das revelações que a Palavra GRITA, são sutilmente puladas ou passa essa, pela incredulidade e também falta de coragem de dizer: É assim que está escrito, a interpretação é essa, a revelação é essa e, quem quiser rejeitar, primeiro, converse com Deus.

É necessário meditar na Palavra, investigando tudo o que se ouve.

Vamos ao dicionário.

As expressões enganar, enganado e iludido, significam:

- Enganar: induzir em erro (ex. as aparências o enganaram); iludir; burlar; lograr; embaçar; embair (ex. os malandros enganaram a polícia); disfarçar, esconder (ex. tentava enganar seus sentimentos); seduzir, desonrar (mulher)crer no que não existe; iludir-se.

- Enganado: que está em engano ou erro; iludido; atraiçoado pela esposa (enganado).

- iludir: produzir ilusão em; enganar; lograr; burlar.

Seguindo:

Gênesis 2:
 18. E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.

19. Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.

20. E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele.

21. Então, o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.

22. E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.

23. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.

24. Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

25. E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam."

Em Gênesis 3:6, diz:
"E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela."

ADÃO NÃO FOI ENGANADO, ou seja, não ocorreu nenhum ato da parte de Eva no sentido de induzí-lo a comer.

Eva não usou de nenhum disfarce, astúcia sedutora com aquele fruto para que Adão comesse também.

Simplesmente apresentou o fruto que ela já havia comido.

ADÃO SABIA QUAL FRUTO ERA AQUELE. Deus já havia dado conhecimento e ordem para Adão sobre aquele fruto específico.

Primeiro ato autônomo, individual, decisão própria, sem consultar o marido e muito menos Deus que já havia dado sua Palavra se ocorresse a desobediência.

A desobediência já tem em sua essência não consultar. Simplesmente delibera agir.

Destaque 2:
Eva, mesmo sabendo da sua condição de adjutora de Adão, mulher dele, carne da sua carne, que lhe devia submissão, estava debaixo da autoridade, sobretudo, diante de Deus, não temeu e comeu do fruto e, observando que, mesmo comendo não havia morrido, a palavra da serpente ganhou força no sentido de que Deus estava realmente mentindo sobre aquilo.

A falta de entendimento de Eva fortaleceu também sua motivação em ter coragem para apresentar o fruto para o marido, exaltando seu ato corajoso de enfrentar a Palavra que Deus havia dado e se submetendo a uma nova palavra (hoje, isso é chamado de: a nossa visão; a nossa doutrina etc , em tudo é necessário discernimento) e, o resultado dela não ter morrido fisicamente, conforme entendia, era a prova da sua vitória.

Veio aqui uma Palavra para hoje: Muitas são as aparências de que não há morte espiritual. Muitas são as coisas nas quais a Igreja tem se submetido diante do mundo e interpretações da Palavra que, aparentemente, estão evoluindo, mas a revelação diz agora que: conforme Eva entendeu que mesmo fazendo o que Deus havia ordenado que não se fizesse ela não havia morrido, a Igreja hoje também está entendendo assim, mas espiritualmente está morta. Não de modo generalizado. Ainda há aqueles que continuam submissos em amor ao Senhor da Igreja, que não se submeteram aos enganos.

A igreja tem experimentado muitas novas experiências, novos envolvimentos, fazendo muitas novas alianças, novos investimentos, novas visões, novos projetos, novas interpretações da Palavra para fortalecer uma doutrina pessoal ou um movimento específico e, aparentemente, tudo está uma benção. Crescendo. Multiplicando. Aparentemente, tudo parece estar normal.

Mesmo depois de estarem mortos espiritualmente Adão e Eva geraram filhos para encher a terra, mas haveria um momento de renascer o que estava morto. O que pertencia à Deus iria sair da morte para a vida.

Deus providenciaria o resgate.

Sem a companhia de Adão, Eva primeiro comeu o fruto e, em seguida, deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

Importa observar que: Eva já havia comido o fruto e, somente depois que Adão comeu com ela é que os olhos de ambos foram abertos, Gênesis 3:7 – pois são um só corpo.

Provérbios 27:4, DIZ:
"Cruel é o furor e a impetuosa ira, mas quem parará perante a inveja? "

Pergunta: Qual a razão da serpente ter preferido tratar o assunto ou a situação do fruto da árvore diante de Eva e não de Adão?

Sabemos que Eva representa (figura) a Igreja e Adão representa Jesus Cristo.

Para confirmar, a Palavra diz em Romanos 5:14 "No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir."

· Quando o inimigo quer tratar de algo sedutor para corromper e desviar da verdade a Igreja de Jesus Cristo, ele fala com ela, com a Igreja, com um representante dela ou um influente nela. Sutilmente o inimigo vai entrando e, quando menos se espera já está sentado junto aos líderes da igreja, dominando ministérios, púlpitos e congregações inteiras.

· O Apóstolo Paulo já alertava e é profundo o entendimento e discernimento dele diante do que disse: 2 Coríntios 11:3 "Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo."

Fonte:Blues To The Lord - Church

Nenhum comentário:

Veja também:

POSTAGENS RECENTES