Seja um seguidor(a)

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Lançamentos - Beatriz CD “Deus e Eu”

A cantora Beatriz lançou o disco “Deus e Eu” que celebra seus 20 anos de carreira. Apesar do projeto não ser temático, ela ressalta em entrevista para a MK Music, sua gravadora, que o CD nasceu como motivo de duas comemorações, seu contrato renovado e as duas décadas de carreira.

“Tudo começou após a renovação do meu contrato com a MK. Eu comecei a viajar, renovação de contrato… Vai ter CD novo. Então eu parei e falei assim: ‘Cai ser tudo maravilhoso porque eu completo 20 anos de carreira’. Então vem renovação de contrato e CD novo para marcar esses 20 anos de carreira”, contou.

“Selecionar o repertório esse CD não foi fácil. Eu ouvi em torno de 400 músicas. Eu sou aquela que senta e escuta mesmo no meu escritório. As pessoas mandaram por e-mail, pelo WhatsApp do meu escritório, pessoas que chegaram na igreja e levaram um CD para mim. E com muito carinho e ouvi tudo e cheguei a quantidade de músicas que estão no projeto. Da número um a décima, vocês vão amar”, ressalta.

“O diferencial desse novo CD são os ritmos regionais. Com 20 anos de carreira, eu viajo o Brasil todo e louvo a Deus pelo carinho que o povo me recebe. Então procurei ouvir esse repertório com um pouco de atenção às músicas das regiões. Não deixei a linha pentecostal, mas traz a presença da tua cidade, do teu povo e da tua cultura”, salienta a cantora.

A música pentecostal, desde que passou a ser considerada como um gênero musical dentro do segmento evangélico, incorporou convenções de qualidade duvidosa como qualquer outro estilo de massa. Há cerca de dez anos, é frequente o número de intérpretes pentecostais de voz extremamente impostada que extravasam temáticas humanas. Beatriz é parte desta onda, e em Deus e Eu não indica nenhum incômodo ou desconforto em apresentar canções pasteurizadas.

A produção musical do álbum é assinada por Silvinho Santos, responsável por outros trabalhos de Beatriz pela MK Music. Nos últimos anos, o músico colaborou em projetos pouco atraentes em termos de direção de repertório e construção de melodias. É dele, por exemplo, os créditos de direção do álbum mais apelativo da carreira de Rayssa & Ravel (O Olhar de Deus). No novo disco da artista, seus arranjos flertam com o power pop, pop rock e forró. Apesar da busca pela versatilidade, suas construções são muito elementares, principalmente quando tenta dialogar com a pegada do arrocha – um gênero moderadamente difícil de trabalhar para quem não é muito familiarizado – nas canções mais cadenciadas.

Um exemplo muito claro de tão caricato é o trabalho de Beatriz é Se Enganou, um trator de clichês triunfalistas. É tanto "por mim", "minha história", "estou cantando vitória", que o trabalho mostra estar alheio às discussões artísticas e teológicas feitas nos últimos anos em torno deste tipo de produção. Aliás, é contraditório ao nível máximo um disco que tenta exalar humildade com Tu És o Centro (cujos versos tentam exaltar a Deus) construir uma narrativa de um ser divino subserviente às necessidades humanas (Digitais, Deus Vai Te Achar) até chegar ao cúmulo de afirmar, em Deus e Eu, que "Deus e eu não tem pra ninguém". Ou seja, para não explicitar o homem como centro das coisas, o novo recurso é igualar homem e Deus.

Além do discurso, toda a temática ativa do trabalho ganha reforço nas interpretações de Beatriz. Sua voz é suficientemente grave e intensa para não passar despercebida, mas a cantora, aparentemente não satisfeita com suas capacidades, conduz os vocais da forma mais agressiva possível, quase em tom de "guerra contra o mal" – uma falha latente de Douglas Evangelista na direção de voz. Isso faz com que Deus e Eu corra atrás de uma legitimação para ser compreendido como um genuíno disco pentecostal. Todavia, tanta busca por aceitação apenas deixa evidente a falta de sentido na ênfase e exagero de tantos elementos.


Faixas:
01. Tu És o Centro - Incidental: a Deus Toda Glória
02. Se Enganou
03. Deus e Eu
04. Vai Dando Glória
05. O Milagre da Cruz
06. Digitais
07. Meu Refúgio - Incidental: Deus Velará por Ti
08. Deus Vai Te Achar
09. Sonda-me
10. Mulheres de Oração

Fonte:Portal Guiame/Super Gospel

Nenhum comentário:

Veja também:

POSTAGENS RECENTES